Comarca de Joinville inova no acompanhamento de famílias em processo de adoção

O grupo "As Cores da Minha História", apresenta uma modalidade diferenciada da tradicional no acompanhamento de famílias que estão em estágio de convivência (guarda provisória).


Comarca de Joinville inova no acompanhamento de famílias em processo de adoção

O grupo "As Cores da Minha História", um espaço para compartilhamento das vivências familiares, bem como de orientação e apoio profissional aos adotantes desenvolvido na comarca de Joinville, acaba de completar um ano. Sob a coordenação da psicóloga Francine Cassol Reimann de Quadros e da assistente social Julia Cristina Vincenzi, o trabalho é desenvolvido pela equipe técnica da Vara de Infância e Juventude da comarca, que tem o juiz Márcio Rene Rocha como titular.

Ele consiste no acompanhamento de famílias que estão em estágio de convivência (guarda provisória) nos processos de adoção, a partir de uma modalidade diferenciada da tradicional, ao oportunizar o acompanhamento em grupo. Aberto, o grupo permite a entrada e saída dos participantes em qualquer tempo, e tem a participação de seis famílias (12 adotantes), concomitantemente, que estão em estágio de convivência com crianças acima de dois anos de idade.

Os encontros são quinzenais, às quartas-feiras, das 15 às 17 horas, nas dependências do Fórum de Joinville. Cada família adotante participa dos encontros de grupo por um período de três a seis meses, mas pode ser estendido em caso de necessidade.

"Após o encerramento do grupo, os adotantes realizam uma avaliação escrita sobre a experiência e o retorno que temos tido nos mostra o quanto essas pessoas conseguem ser atendidas em suas demandas, principalmente porque a equipe consegue realizar um acompanhamento efetivo e de qualidade às famílias", avalia a psicóloga. Somente após esse período de acompanhamento grupal e da entrevista de encerramento (individual) é que o processo é encaminhado para efetivação (ou não) da adoção.


Facebook Twitter Google Plus LinkedIn Whatsapp

Publicado em: 26/07/2018 08:00:00